Estilo, moda, beleza, comportamento, cultura, arte, lazer e muito mais.

Como Escolher o Tapete Ideal Para o Seu Ambiente

Bom dia pessoal,

Hoje vou falar um pouquinho de uma peça da decoração, que faz toda a diferença no ambiente, o tapete. Além de trazer a sensação de conforto e aconchego, ele também contribui para a harmonização do espaço, agregando muita personalidade ao ambiente. Mas alguns cuidados na hora de escolher o tapete ideal se fazem necessários, para harmonizar este acessório de forma adequada em cada espaço.

Tapetes vão bem em qualquer superfície,  seja ela de madeira, porcelanato ou cerâmica. Na hora de combinar as cores, eles podem ser usados para reforçar a base de cores da decoração, lisos e neutros nos mesmos tons dos sofás e outros móveis, ou contrastar com elementos principais, dando cor e vida, onde pode-se optar  por cores fortes. Estampas e listrados se tornam pontos de destaque no ambiente, já os tapetes com motivos gráficos ou geométricos, ficam ótimos em ambientes com estilo moderno, tornando qualquer decoração mais descontraída. Neste último caso, é aconselhável seguir a mesma cartela de cores do ambiente, assim como usar um sofá mais neutro no caso de uma sala de estar, e vice-versa.  As cores neutras, como bege, branco e cinza são as mais usuais, e não entram em conflito de cores e estampas,quando utilizamos tapetes com motivos gráficos ou geométricos.

Agora falando em tapetes persas, estes são indicados para estilos mais elegantes e formais, sendo que os de tons escuros diminuem o ambiente, não sendo indicados para pequenos espaços, já os tons claros proporcionam a sensação de amplitude. Por outro lado, os coloridos trazem vida ao ambiente, quando contrastam com  uma decoração mais neutra, proporcionando o equilibro na decoração.

Com relação ao tamanho dos tapetes, a dica é avaliar a relação das medidas do ambiente com relação ao tamanho do tapete, lembrando sempre de criar uma proporcionalidade entre estas medidas. Alguns detalhes importantes devem ser analisados, um deles é avaliar se é interessante usar um ou mais tapetes, o que ficará perto ou sobre ele. No caso da sala de estar, por exemplo, geralmente os tapetes ficam no centro da sala, neste caso, é aconselhável que se utilize um tamanho maior para que ele fique com as pontas embaixo do sofá, evitando assim acidentes. Em alguns casos dependendo do formato, estilo e tamanho da decoração, é possível não optar por esta regra, sempre é importante considerar o espaço e seus elementos como um todo, assim como analisar qual o efeito desejado.

Quanto ao formato dos tapetes, vai depender também da observação de seu ambiente, podendo ser retangulares, redondos e quadrados. Os redondos destacam e valorizam um ponto focal e criam uma decoração mais dinâmica. Os tapetes tem a função de integrar os elementos do espaço (mesas de centro, de canto, cadeiras, sofás), trazendo conforto ao ambiente. Sendo eficazes também quando se trata de acústica, melhorando a distribuição do som.

Na hora de escolher qual o material ideal para o seu tapete, a seguir listo algumas dicas, que vão ajudar nesta escolha:

– Lã: os tapetes de lã tem maior durabilidade que os sintéticos, e naturalmente resistem a formação de ácaros, que podem provocar alergias. A qualidade da lã determina a resistência do tapete, desgaste e danos. A lã, um material resistente e altamente usado, é elemento-chave dos tapetes de pelo de alta qualidade;

– Algodão: geralmente são usados junto com a lã. Os tapetes de lã com algodão são macios, e geralmente tem um custo menor que os tapetes inteiramente de lã. Porém, o algodão tende a se desgastar mais rápido que a lã;

– Polipropileno: fácil de limpar, e bem resistente a manchas;

– Nylon ou Antron: é a melhor fibra, resistente à umidade, ao transito, aos insetos e quase a qualquer tipo de manchas. Facilmente de se limpar.

Melhor que escolher um tapete qualquer, é escolher o tapete ideal, aquele que se encaixa exatamente ao ambiente elaborado. E é aí que entra a personalização. A grande vantagem deste tipo de serviço, é a capacidade de tornar o produto exclusivo, o que é o desejo de grande parte dos consumidores. O tapete sempre teve sua importância na ambientação, porém raramente podia ser personalizado com a facilidade que temos hoje, com opção diversos  tamanhos, materiais, formatos e cores. O tapete é um item fundamental para incrementar a decoração em qualquer estação do ano e não somente no inverno como muitos pensam!

Invista neste item para deixar seu ambiente ainda mais confortável,  e cheio de personalidade!

Bjs, Cláudia.

Deixe uma resposta