Estilo, moda, beleza, comportamento, cultura, arte, lazer e muito mais.

Você Sabe Utilizar a Iluminação para Valorizar seus Ambientes?

Olá pessoal, tudo bom? Sou a Arquiteta Claudia Porto, e como anunciamos por aqui, a partir de agora passarei a escrever para o Blog, compartilhando com vocês minhas inspirações, apresentando ideias de decoração, postando sobre projetos, design, e tudo que é novidade no mundo da Arquitetura.

A seguir, falo um pouco sobre o quanto é importante um bom projeto de iluminação, para valorizar um ambiente.

Você sabe utilizar a iluminação para valorizar seus ambientes?

Quando se inicia um projeto, o Arquiteto leva em conta uma série de informações, como as necessidades dos usuários, dimensões dos ambientes, revestimentos, cores, mobília,  iluminação, entre outros. A iluminação é um elemento imprescindível em qualquer projeto, um dos principais dentro da Arquitetura. Seja ela natural ou artificial, a iluminação tem o poder de transformar os espaços, tornando qualquer ambiente mais vivo, criando efeitos distintos e novas alternativas de uso. Muitas possibilidades se abrem, quando se explora o uso da iluminação nos ambientes, e com um bom projeto de iluminação podemos valorizar detalhes, agregar proporcionando conforto, bem-estar e segurança na realização das tarefas diárias, contribuir para a melhora de rendimento no trabalho, e principalmente, deixar os ambientes muito mais estilosos e lindos.

Detalhe importante que devemos observar é o estilo e tamanho das luminárias, para que sejam proporcionais as dimensões do ambiente, como exemplo uma luminária tipo plafon ou um pendente, que são marcantes e valorizam qualquer espaço, podem vir acompanhadas em um mesmo ambiente, por luminárias menores em forma de complemento para as luminárias principais. Outra questão importante a ser observada, quando se fala em iluminação, é o cuidado para não se exagerar na quantidade e intensidade das luzes, sendo o mais recomendado investir e um mesmo ambiente, em pontos focais de iluminação, que podem destacar algum elemento decorativo, como quadros, esculturas, revestimentos de parede, ou até mesmo um espelho, o que cria um efeito muito mais elaborado e bonito, do que utilizar muitas luzes de alta intensidade iluminando todo o ambiente.

Uma dica para iluminar locais específicos de um ambiente, é utilizar luminárias para definir zonas, como por exemplo,  um cantinho de leitura, onde podem ser utilizados lâmpadas embutidas, com fluxo de luz focado, e como complemento a ambientação com um abajur de mesa. A escolha do tipo de lâmpada é tão importante quanto a escolha do modelo de luminária. As lâmpadas possuem diferentes tonalidades, intensidade e efeito, proporcionando conforto visual ao usuário, gerando ótimos efeitos, tanto para  espaços externos como internos. Atualmente uma tendência é a utilização do LED, uma tecnologia que está cada vez mais avançada, nos permitindo iluminar com baixo custo energético, proporcionando boa durabilidade e eficiência, com uma boa relação custo benefício.

Para um espaço se tornar aconchegante e convidativo, o arquiteto realiza um estudo cuidadoso das escolhas para iluminar, muitas vezes um único pendente é capaz de conferir um design marcante, podendo roubar a cena, até mesmo um abajur corretamente localizado, pode fazer toda a diferença. Uma alternativa interessante, é a possibilidade de instalação de um dimmer, que faz a regulagem da intensidade da luz, podendo se tornar um ótimo aliado no efeito da decoração e na versatilidade dos ambientes. Além de serem uma opção sustentável, pois reduzem o consumo de energia e aumentam a vida útil de componentes das luminárias, permitem flexibilidade no uso da iluminação, conforme a hora do dia.

Projeto Cláudia Porto Arquitetura

Projeto Cláudia Porto Arquitetura

Projeto Cláudia Porto Arquitetura

Projeto Cláudia Porto Arquitetura

Investir em um projeto de iluminação feito por um arquiteto, pode deixar sua casa mais aconchegante, e de acordo com seu estilo e personalidade. O que não falta são lindas opções em iluminação para compor os seus ambientes!

Espero que curtam e aproveitem as dicas!

Beijos e até a próxima.

 

Deixe uma resposta