Estilo, moda, beleza, comportamento, cultura, arte, lazer e muito mais.

Novembro Azul

Bom dia, pessoal!

 

Novembro já iniciou com o pé direito. Não só porque estamos a um passo do verão e tudo de bom que ele nos proporciona mas porque este mês é destinado à conscientização do homem para a prevenção do câncer de próstata.

cristo azul

Há ainda por parte dos homens muito preconceito, vergonha e medo de procurar um urologista e fazer os exames. O grande problema enfrentado pela ala masculina é o exame de toque retal, que é até hoje considerado o mais eficiente, embora seu diagnóstico não seja 100% preciso.

 

Antes de ouvir falar em “novembro azul” eu ouvi falar no Movimento Mustache de iniciativa, aqui no Brasil, do Instituto Mário Penna (http://www.mariopenna.org.br/mariopenna/Pagina.do?idSecao=160&idNoticia=3670).

 

Quem lembra da explosão de bigodinhos que ganhou estampas, capas de caderno, acessórios, etc? pois é… O Mustache é um movimento internacional sobre a conscientização da importância da realização do exame de próstata.

novembro_azulNovembro-Azul-mustache

O câncer de próstata, no Brasil, é o segundo mais comum entre os homens, só perde para o câncer de pele! Triste não? Ambos podem ser diagnosticados e curados a tempo só depende da procura por cuidados, exames, acompanhamento médico periódico…

 

Esta campanha é muito importante, pois, faz com que o homem perceba que cuidar-se é normal e é necessário.

 

Muita gente aderiu à campanha, inclusive, uma rede de hotéis que recebe mais hóspedes homens, decorou os quartos de azul. Achei muito legal. E assim como foi no outubro rosa, muitos prédios e monumentos receberam iluminação ou decoração azuis.

intercity-800X400congresso azulcristo-redentor-azul

A Sociedade Brasileira de Urologia preparou vários esclarecimentos a respeito do tema, vale conferir: http://www.sbu.org.br/?campanha-novembro-azul-2014.

novembro-azul-banner

Informem-se, informem as pessoas ao seu redor, conversem sobre o tema, só assim o preconceito perderá força e nossos pais, irmãos, filhos e maridos passarão a dar mais atenção à própria saúde.

 

Bjs, Patrice Fróes

Deixe uma resposta